quinta-feira, 20 de março de 2008

Exposições no Kuweit e Moçambicanos (III)


Permita-me antes de mais, citar e desejar a boa continuação de bons trabalhos e promoção do nosso país Moçambique além fronteira. Juntos desenvolvemos. E bons estudos.Cito o que recebe dos estudantes mocambicanos no Kuweit:

"Ao nivel da Africa Austral; Africa do Sul, Mauricias e Tanzania foram destacados.
Marcou neste evento a presença de grandes figuras, tais como: Ministros, missoes
diplomaticas, reitores das univeridades internacionais e mais personalidades ao nivel do mundo.
Estavam sendo esperados tambem a presença das missoes diplomaticas de Moçambique no Cairo ou Dubai; cujo os convites foram mandados a duas semananas antes do inicio do evento."



MR

Moçambicanos a estudar no Kuweit e militantes na luta contra a pobreza absoluta (II)


Foi assim, que considero ainda pertinente postar pelo facto do contexto e acção desenvolvida pelos jovens estudantes em diversos curos no Kuweit um dos países do Médio Oriente. Os Estudantes para além des estudar partcipam em diferentes eventos sociais em forma de lobbies para Moçambique.
Primeiro, o número insignificante de estudantes lá a estudar e segundo último, apoio do governo Kuweitino que acompanha o processo educativo deles, é excelente caminho na formação de cientistas moçambicanos. Outros estão a ser formados em áreas como Geologia, Economia, Medicina e etc.
Nas exposições internacional realizadas nos dias 17 a 24 de Fevereiro de 2008, esses moçambicanos estiveram lá representando Moçambique. Tratou-se de uma exposição Internacional, representado 40 países correspondendo três continentes: Asia, Europa e África. As exibições retratavam a cultura, questões turísticas, económicas, etc.
Permita-me citar, “acreditamos que, na participacao dum evento deste, possamos atrair investimentos para Moçambique, isto é, uma forma de contribuir na luta contra a pobreza, assim como um modo de criar laços de amizade entre os dois países”.

O Nacionalismo vivo e revivido no Kuweit pelos moçambicanos (I)



Achei interessante postar aqui sobre os moçambicanos na diáspora. Neste caso, são os moçambicanos que estão a residir em Kuweit. Kuweit é um dos países do Médio Oriente, onde o petróleo e gás natural são por excelência elemntos económicos mais destacáveis. Países vizinhos Iraque ao norte, e Arábia Saudita ao sul e outros países como Qatar e etc.

Chegou-me a informação de alguns moçambicanos sobre o reactivar e a contribuição para a promoção do nosso aparato sócioeconómico e turístico, porque não, a tomada do comboio da luta contra a pobreza absoluta que assola Moçambique e em África no geral.
O nacionalismo está patente no coração destes . Não quero cair na comparação com o Nacionalismo desenvolvido pelos nossos actuais herois Eduardo Mondlane, Samora Machel, Joaquim Chissano, Emílio Guebuza, Marcelino dos Santos e mais, uma lista grande e importante. Difere nos objectivos dos nacionalistas actuais mas, partilham essa exaltação da moçambicanidade com orgulho ainda de ser filho de lá da pérola do Indico - MOÇAMBIQUE.

Eles exaltam a moçambicanidade, para além da diversidade, eles procuram unir o diverso e colmatar com as assimetrias sociais. Criaram uma Associação de Estudantes Moçambicanos no Kuweit, onde o lema é estudar e implementar em Moçambique. Criaram uma equipa de futebol, criaram uma caixa de fundos para ajuda aos moçambicanos estudantes em Kuweit e apoio material à algumas escolas em Moçambique via informal. A própria Associação promove actividades junto com outras associações de carácter regional sediadas em Kuweit, o caso dos estudantes da Africa Ocidental. A língua portuguesa constitui um dos meios de união com outros estudantes provenientes dos PALOPs. A exposições os moçambicanos levam consigo um conjunto de informações sobre Moçambique a fim de exibí-las e promover o país para uma atracção turística e de investimentos.

Água e Metano no sistema extra-solar


A detecção da existência de água e metano no sistema extra-solar foi feita pelos cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia e da Universidade do Arizona EUA. A sua importância reside na compreensão sobre os processos químicos e atmosféricos do planeta extra-solar, chamado HD189733b. Veja aqui