quinta-feira, 20 de março de 2008

O Nacionalismo vivo e revivido no Kuweit pelos moçambicanos (I)



Achei interessante postar aqui sobre os moçambicanos na diáspora. Neste caso, são os moçambicanos que estão a residir em Kuweit. Kuweit é um dos países do Médio Oriente, onde o petróleo e gás natural são por excelência elemntos económicos mais destacáveis. Países vizinhos Iraque ao norte, e Arábia Saudita ao sul e outros países como Qatar e etc.

Chegou-me a informação de alguns moçambicanos sobre o reactivar e a contribuição para a promoção do nosso aparato sócioeconómico e turístico, porque não, a tomada do comboio da luta contra a pobreza absoluta que assola Moçambique e em África no geral.
O nacionalismo está patente no coração destes . Não quero cair na comparação com o Nacionalismo desenvolvido pelos nossos actuais herois Eduardo Mondlane, Samora Machel, Joaquim Chissano, Emílio Guebuza, Marcelino dos Santos e mais, uma lista grande e importante. Difere nos objectivos dos nacionalistas actuais mas, partilham essa exaltação da moçambicanidade com orgulho ainda de ser filho de lá da pérola do Indico - MOÇAMBIQUE.

Eles exaltam a moçambicanidade, para além da diversidade, eles procuram unir o diverso e colmatar com as assimetrias sociais. Criaram uma Associação de Estudantes Moçambicanos no Kuweit, onde o lema é estudar e implementar em Moçambique. Criaram uma equipa de futebol, criaram uma caixa de fundos para ajuda aos moçambicanos estudantes em Kuweit e apoio material à algumas escolas em Moçambique via informal. A própria Associação promove actividades junto com outras associações de carácter regional sediadas em Kuweit, o caso dos estudantes da Africa Ocidental. A língua portuguesa constitui um dos meios de união com outros estudantes provenientes dos PALOPs. A exposições os moçambicanos levam consigo um conjunto de informações sobre Moçambique a fim de exibí-las e promover o país para uma atracção turística e de investimentos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá! Estou Wangbu. Estou das Filipinas. Você tem um belo site. Estou feliz por estar aqui.