sábado, 8 de março de 2008

8 de Março dia Internacional da Mulher: uma viagem longa mas realizável


Dia 8 de Março, dia Internacional da Mulher . É o dia em que as mulheres renovam os seus objectivos de luta contra a descriminação e a desigualidade de Género no mercado das oportunidades. A história da humanidade indica-nos o caminho percorrido pelas mulheres desde os primórdios tempos. Foi com a Revolução francesa em 1789 que as mulheres sairam a rua para reivindicar a melhoria das condições de vida e trabalho, a participação política, o fim da prostituição, o acesso à instrução e a igualdade de direitos entre os sexos. Aqui encontramos a figura de uma mulher francesa de nome Olympe de Gouges. Esteve ligada à questão da Declaração dos Direitos da Cidadã. No dia 3 de Março de 1793, Olympe de Gouges foi guilhotinada por causa da sua forma do radicalismo reivindicativo. A luta pelos direitos da mulher continuou mesmo com abolição das organizações femininas na França.
Entretanto, foi no dia 8 de Março de 1857, onde alguns proprietários das fábricas atiraram fogo contra 129 mulheres tecelãs em Nova York. Em homenagem à essas mulheres, na II Conferência Internacional de Mulheres, realizada em 1910 na Dinamarca, foi proposta a data de 8 de Março como dia Internacional da Mulher.
Portanto, esse caminho está em epígrafes até nas temáticas científicas dado o seu significado e a necessidade imediata de enquadrar a mulher na partilha das oportunidades. A luta agora não se reduz à horas de trabalho, prende-se também na disputa da justa e igualidade de Género em todas as suas vertentes de operação.
O caminho parece estar na mira de ouro ou seja no positivo. Segundo o relatório Tendências Globais para o Emprego de Mulheres 2008, nota-se um crescimento das mulheres no sector laboral chegou a 1,2 bilhão em 2007, em comparação a 1,8 bilhão de homens.
Leia aqui