domingo, 10 de fevereiro de 2008

A revolta popular de Maputo: um despertar para alguns

A revolta popular de Maputo ocorrida no dia 05 de Fevereiro de 2008, marca um despertar para alguns que pensavam que o povo não está consciente.

Apesar deste fenómeno social, na sua realização no cenário encontramos os ditos infiltrados e malfeitores, talvez também os Xiconyocas usando as palavras antes do meu tempo, é assim como as revoltas e revoluções sao marcadas, há infiltrados com intensões pessoais e particulares deslocados de interesses da maioria se calhar, mesmo a revolução francesa dos Sanclothes houveram os infiltrados, assim como a revolta de Báruè.

Mas este assunto é bem abordado pelo Diario de um Sociólogo com professor Carlos Serra. Veja nos variados posts no: www.oficinadesociologia.blogspot.com

A caminho do Big Brother: o perigo da Informática

Esta temática é complexa, porque falar da informática remete-nos à um conjunto de elementos que estão associados a informática. Mas neste post pretendemos referenciar da informática na parte de utilizador da internet e os seus componentes.
A informática no seu todo, constitui um fenómeno dos últimos séculos. Os seus utilizadores são os bem aventurados, apesar deste ser um fenómeno que patece de análise espácio-temporalmente. Entretanto, nos últimos tempos, este tem sido uma agenda de muitos para conectar o mundo. A forma como é concebida difere de indivíduo para indivíduo, uns utilizam para fins comerciais, intertenimento e políticos enquanto outros para fins de carácter informativo que são na sua maioria os bloguistas, que por vezes dentro destes grupos há os blurbistas (do blurb palavra inglesa) e outros utilizam para a divulgacao da ciência.
O mundo caminha para o big brother como tem referenciado o professor Carlos Serra, onde corremos o risco de sermos controlado com a
informática até aos nossos passos com o nosso grande irmão. É assim como a informática e os seus utilizadores caminham. Esse caminho é ambíguo na sua subjectividade. Por um lado os que aproveitam para aceder ao mundo sobre a informação outros preocupam-se em usar este meio para transmitir informações do tipo blurb, ofensas ainda mais defamações, em nome da liberdade de expressão “mal entendidada”. Foi assim que um desconhecido tera colocado no You Tub imagens de defamação acerca de um professor. Este difundiu as imagens usando o sistema da Universidade de Dalhousie no Canadá mandando para cada professor, estudantes e funcionários. A informação continha imagens do professor e sua família, também um som pronográfico. Ademais no vídeo apresentava-se o comentário racista e defamatória sobre os muçulmanos. Ainda o desconhecido usava o nome do professor para mandar o vídeo ao corpo docente, estudantes e funcionários da Universidade. Numa entrevista ao professor sobre o caso, este declarava em não ter inserido o vídeo no You Tub. As hípoteses vão cada vez mais a cair na rede de conexão dos computadores da Universidade, enquanto para outros infere-se que o vídeo venha de um qualquer utilizador externo e um descontente. As autoridades consideram acto crime por defamação.

É assim como o big bother está a bater a porta, a informática alguns concebem para a malícia e outros para fins úteis.

Para mais informação veja no site da CAUT:
http://www.cautbulletin.ca/en_article.asp?id=369&section=198