quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

EXEMPLOS CARLOS SERRA E GERHARD LIESEGANG

Por: Mussa Raja

Neste meu blogspot nao podia ser acessado ou mandar muitas mensagens sem mencionar as duas figuras importantes e que sao exemplos na pesquisa na area de ciencias sociais e humanas na Universidade Eduardo Mondlane. Gracas a eles, mesmo que eles nao reconhecam quem sou, estou nessa fome de continuar a pesquisar e a ler mais, gracas a eles estou a corrigir os meus erros na ciencia da historia e outras disciplinas de ciencias sociais em que estou a me dedicar apesar de ter outros erros que sao marcas tradicionais de todo estudante. Gracas principalmente a Professor Catedratico Carlos Serra, que abri recentemente um blog na internet aqui em Canada para exprimir minhas ideias, salvar meus apontamentos da faculdade, os seus incentivos Carlos Serra tanto na sala de aula assim como nas suas publicacoes estao a valer nos meus ossos e induziram a ter mais fome na pesquisa incasavelmente, procurar e indagar constituem meus planos.
A figura de Professor Gerhard Liesesgang, em que a minha vinda aqui nas terras de gelo e neve Canada, o ultimo adeus da Universidade para o ano 2007 foi dele que se seguiu de conselhos e encorajamento para melhorar e aumentar mais esforco na pesquisa em arqueologia. Nao estou a fazer prefacio, mas e verdade o que estou a dizer, porque nao tenho outra maneira de exprimir para alem dessa forma. Liesegang, despertou-me quando eu era um caloiro na Universidade Eduardo Mondlane, atraves do seu conhecimento em diferentes areas, que ate certo ponto parece biblioteca movel (passo a expressao). A forma de ver as coisas e encarar a ciencia sao as caractersticas deste sabio, para alem da interacaco com os estudantes.
O conhecimento nao e dogma e nem estagnacao, todos teem a capacidade de pesquisar mas o essencial como diz Carlos Serra e despir o medo, o sensu comum que todos vivem, procurar aprofundar a verdade indagando-a.
Carlos Serra e Gerhard Liesegang sao exemplos estatisticamente como uma amostra em que na minha optica merecem ser referenciados no seculo XX e XXI em Mocambique assim como Africa no geral.
De facto a Universidade Eduardo Mondlane possui varios cientistas em diferentes areas, que merecem tambem elogios e encorajamento. O mencionar neste blog ainda nesta mensagem constiuiria um guiao e um livro de cientsitas o que acaretaria tempo para tal apesar de seu lado bom.
Termino dizendo que esses exemplos merecem um premio Nobel de cientistas.
Saudacoes de Mussa Raja

ESTAGNACAO CIENTIFICA OU REFLEXAO CIENTIFICA?

Por: Mussa Raja
Estagnacao cientifica ou reflexao Cientifica?


O mundo la vai usando a historia da Idade Media como referencia do uso do termo estagnacao cientifica. Na realidade a estagnacao houve, embora haja apologistas de nao uso do termo estagnacao. O mundo conheceu a idade media, com seu modo de producao predominante feudal. Moralmente as pessoas viviam nos sagrados mosteiros, a vida religiosa comandava os interesses politicos e sociais ate mesmo os economicos. O tempo se foi, o feudo e seu feudalismo arrastado e enterrado na historia do mundo principalmente o mundo europeu, substituido pelo moderno. O renascimento reconquista o passado classico mas com certos acrescimos modernos.
O tempo ensina-nos a dinamica do mundo e das coisas. Actualmente quando penso nisso recordo-me dos dizeres do Tito Livio, que a historia e ciclica. Entretanto, mesmo negado que seja, essa ideia as vezes vale, na analise da dinamica do mundo e das coisas. Refiro-me da estagnacao cientifica e descobertas cientificas em que vivemos no quotidiano. Diarimente, passa-nos de vista milhares de graduados nas academias cientificas, mas nada de descobertas que esses trazem eu tambem estou no grupo. A inversao do cientista para leitor e citador as vezes copy paste que virou moda nas universidades modernas principalmente para estudantes, inquieta-me "sera que nao estamos na idade media, mas com diferencas de modo de producao ou o que se passa ha uma reflexao cientifica". Nao encontro a resposta aplausivel para me convencer, recuo para as recentes descobertas que as vezes nao passam de continuidade do que foi abordado pelo Einstein, Lamark, Darwin, Socrates, Hipocrates, Aristoteles, Pitagoras, Camoes, Jean Piaget, e mais outros que descrevendo aqui farei livros de sabios.
A minha inquietacao nao e vaga, a minha volta nao vejo nada fora de cientistas sociais e naturais, exactas e mais. Radio, Televisao e outros meios de comunicacao nao me separam, mas nunca de recentes descobertas. Depois da descoberta do SIDA, faz-me me lembrar e viajar para os tempos dos sabios que mencionei acima e convido para descobrir a cura desta doenca, talvez esses sao os bem aventurados e sucedidos.
Nao deixaria de lamentar para os cientistas economicistas e vendedores da ciencia que ainda exibem o nome da ciencia, questiono-os se estamos a reflectir ou estamos na estagnacao? Nao sei se tenho companheiro nessa ideia?
Nao deixo de felicitar tambem aos cientistas sociais na sua maioria dedicados para trazer algo novo e resolucao dos problemas que enfermam qualquer sociedade, apesar de muita citacao e copy paste. Neste grupo ha aqueles que sao os mais aventutrados e que merecem elogios.
Contudo, a estagnacao reside no murchamento de trazer algo novo em torno das ciencias. As pesquisas dia e noite sao feitas, sao projectos cientificos que estao em espacos diferentes para trazer algo novo.