quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

A feminização do alcoolismo e a realidade do quotidiano


Segundo o Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas(Cebrid), o número de meninas viciadas no alcool aumentou nos últimos tempos. A Fernanda Aranda, caracteriza o estilo dessas mulheres engajadas neste vício, para alguns aspectos em que a Randa aponta podem casar-se com a realidade moçambicana, ela menciona a questão do "visual calça jeans, miniblusa, cabelos longos e bolsas coloridas era maioria nas rodinhas, mas as meninas não só invadiram os bares, como também as estatísticas de problemas com a doença” Leia aqui.
Contudo, alguns traços merecem ainda desenvolver, é o caso das tchunas babes que invadiram o mercado visual das meninas e até certo ponto as senhoras mocambicanas, ainda a autora menciona a questao das doenças, que de certa maneira podemos inferir associando este vicio com HIV-SIDA.
Pretendo sublinhar os seguintes pontos, o relacionamento do visual com as viciadas de bebidas alcoolicas, a feminização deste vício. Portanto, as meninas estão num contexto em que há uma interacção com rapazes, onde podem partilhar as bebidas alcoolicas e as vezes sendo uma iniciativa de ambas partes. Imperiosamente há que levantar questões do tipo causal, para saber realmente o que está por detrás desse aumento.