quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

A musica uma questao para responder

Por: Mussa Raja

Qual seria o essencial da musica? Sera que gostamos da musica ou do musico.
Qual seria o proveito da musica nacional ou regional continental ou ou...?

Essa questao aparece no momento em que muitos tentam reconquistar a sua identidade via musica. Muito certo.
A musica de Salif Keita, e outros musicos africanos sao exemplos.
Convido caro amigo leitor para comentarios

A viagem e o seu proveito simbolico

Por: Mussa Raja

O proveito de alguem, estudante ou ou ... que viaja para um determinado lugar de ferias, passeios e mais. Merece identificar o aparato socio-cultural local, se tiver museus visita-los, ir ao cinema, conhecer novas caras , interaccao de conhecimentos, bibliotecas, comer comida local mais representativa, ir a shoppings se tiver, a praia, ao teatro se existir e outros
Que caro leitor pode acrescentar

Democracia ou Capitalocracia?

Este título aparece como uma questão, mas na realidade devia ser afirmação, justifica-se pela forma como o conceito democracia mudou e da forma como esta é encarada pelos detentores do poder do dinheiro. Dos dados que até agora o mundo utliliza para definir a Democracia são recorridos na Idade Clássica Ocidental, onde a Atena ocupa uma posição extrema na referência deste fenômeno político. Aceita-se a dinâmica que este ganhou nos períodos históricos até ao nosso tempo. Como dizia Camões “mudam-se os tempos, as vontade (...) todo mundo é composto de mudanças.” A democracia que é o poder do povo, virou para o poder dos ricos que comandam a política, estatisticamente falando são a minoria.
No contexto geral, a questão da democracia nos últimos tempos é discutível, seja qual espaço fôr, países africanos, europeus, americanos e asiáticos, a liberdade, o poder de escolher a quem o povo apetece, está sendo manipulado pelos jogadores de política. Esses atletas quando aproximam as eleições transformam-se em milionários, entram no campo onde esses acabam todos vocábulos que tem a ver com as promessas. Quando ganham ou perdem o jogo viram de inimigos da massa. Ainda outros reclamam votos contra o árbitro que virou moda em todo mundo. Esperamos nos EUAs este ano com Obama, Clinton, Edwards, ou os republicanos. Quando alguns ganham se não estão na linha dos detentores do poder de dinheiro, pode sofrer de sansões até ser retirado com apoio de rebeldes. Recentemente a BBC, CNN apreesntava o caso de South Carolina onde as máquinas de votação não estão a funcionar bem, alguns jornalistas colocando no rodapé do televisor “a democracia está ameaçada”, essa é a forma como a democracia no mundo moderno é vista. Não é o povo quem decide, mas pura e simplesmente um pequenito grupo de pessoas que aproveitam da inocência de alguns para manipular o sistema.

É assim a vida dos políticos e politica na actualidade