sábado, 23 de fevereiro de 2008

Linchamento em Moçambique uma realidade para observar


Linchamento é um simbolo da degradação do relacionamento entre os actors sociais assim como politicos.

Não sou perito na área, mas urge-me então em postar, por simples razão, o aumento dessa prática em Moçambique nas zonas Sul e Centro como epicentros notáveis. Mesmo com várias sensibilizações dentro das instituições ecleasiásticas falo concretamente das igrejas. A sua dimensão está na situação de alerta. Este fenómeno outros relacionam com a questão do realcionamento entre as autoridades policiais com a população, enquanto vê este fenómeno como uma “degradação moral”. Para outros ainda relacionam este fenómeno com a revolta ou as revoltas em que nos últimos dias registaram-se em Moçambique, Maputo em particular, remetendo à este a mesma causa dos linchamentos.

Este fenómeno tem sido observado com olhos sociolólogicos pelo professor Carlos Serra em Moçambique. Ainda mais pode aumentar o seu conhecimento sobre o assunto no Diário de um Sociólogo: www.oficinadesociologia.blogspot.com

2 comentários:

Anônimo disse...

A qusetao de linchamento e questionavel, por um lado aha que fazer Juizo de valores tanto caindo para os praticantes e os accionados, os tais bandos..

Angoche disse...

Assim conseguiremos e tbem podemos analisar os orgaos de decisao, de que maneira a relacao entre policias e populacao vicnulam-se como O mUssa Raja vem tracado no post. Sendo um acrescimo.

Saudacoes