quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

A MULHER E A INJUSTICA DOS HOMENS

Por: Mussa Raja
A mulher assim como o homem são parceiros neste planeta terra, onde a partilha do existente neste devia ser de forma igual. Entretanto, o mundo conheceu um comando de injustos os consagrados machistas. Homens, desde os tempos que não sei como estimar, talvez recorrendo o Potassio Argon (o conhecido na quimica como K/A) ou recorrendo outros meios arquelógicos para trazer datas exactas de quanto e quando o homem injustiçou a mulher.
A injustiça plantada no seio deste gênero até certa medida influencia para o desenvolvimento sustentável de um povo qualquer.
O nosso passado e nosso quotidiano mostram quão sofrimento a mulher foi e é submetida, algumas submetidas a actos como cuidar da casa como guardas, sómente para servir aos homens, cuidar dos filhos. Ainda mais como um instrumento de adorno.
Noutras sociedades a mulher foi usada nas cerimônias tradicionais como alvo de apostas, onde convidavam ou convidam cem mulheres para cerimônias, no final desta voltam para famílias dez mulheres, porque as noventa mulheres foram ganhas ou mortas. (Que triste história!)
Ademais, outras sociedades, a mulher deve trabalhar para os familiares, cuidar de tudo fazendo trabalhos duros em detrimento do homem.
Este overview como dizem os ingleses, ainda é superada pela situação do pós modernismo, onde actualmente o homem continua a demonstrar o seu machismo e injustiça diante a mulher. Para além de sequestros e a violência doméstica em que as mulheres estatisticamente são vítimas na sua maioria, há que refenciar da desigualdade nas oportunidades e na partilha do pão. Portanto, no mundo as mulheres ocupam percentagens cimeiras, isto é, são a maioria em relação aos homens, mas isso não se reflecte nos postos de trabalho, sectores da educação e mais. Essa situação é global até para os países desenvolvidos. Essa, pode ser por causa de sectores de tomada de decisão onde estão ocupados pelo homem, em que este monopoloizando e criando guerras invisíveis para mulheres invisíveis como diz Benigna Zimba (2003) manipula o sistema e determina a posicao da mulher.
Na minha visão, se no mundo houvesse partilha de ideias, das oportunidadaes entre esses actores do teatro do mundo (HOMEM e MULHER), não haveria desleixo de problemas e catástrofes económicos provocados pelas decisões unilaterais.As vezes encontramos na mulher um potencial ou varios potenciais que residem nelas que se presumem na atenção, no cuidado, na paciência e mais outros atributos. Esses potenciais ajudam resolver problemas internos dentro da família no mundo em que a mulhere tem voz, o que de certa maneira essas se fossem inclusas na partilha de tomada de decisoes seria uma ideal.
(Quem cai no papo contra, comente e argumente. Este texto não é dogmático. Prometemos trazer mais textos sobre a matéria)

4 comentários:

Anônimo disse...

Hey man, o artigo esta muito fish, euacho que as mulheres merecem ser presevadas no entanto que elas ajudam muitos aos homens e trabalham muito

Anônimo disse...

ya, mas que preservacao senhor se refere, elas sapo iguais a nos, nao estao doentes e nao teem nenhum defeito. A preservacao so podia ser se fossem objectos para nao se estragar

Nelson disse...

A ideia de que "as mulheres merecem ser presevadas" já traz consigo um problema: Sugere uma fragilidade e dependência que precisam do homem para colmatar. É muitas vezes desses "ideias nobres" que surgem as maiores injustiças que as mulheres tem sido vítimas.

Abraços

Anônimo disse...

as mulheres não precisam de ser preservadas, mas sim dar a elas a mesma opurtunidade e espaço que nem os homens, elas sao iguais a nos, elas precisam mostrar que podem viver sem os homens. mulher e homem é igual.